Carregando...

Entenda os

RPGs de mesa

O que é?

O que são os RPGs de mesa?

O RPG de mesa, também conhecido como RPG de papel e caneta por ser jogado fora do ambiente virtual de computadores e etc são jogos de tabuleiro onde o personagem (ou CHAR) do jogador é movido por um pino andando as casas do tabuleiro. Há também um dado utilizado para calcular o dano recebido ou efetuado a um monstro ou a si.

No RPG temos o mestre o qual é o encarregado de criar o cenário pelo qual os jogadores deverão passar e superar as adversidades e inimigos encontrados no meio deste.

Requisitos

Os RPGs mais famosos tem seus próprios livros físicos que são vendidos aos jogadores que o utilizam para simular a história, assim como estes livros costumam vir junto aos dados, as fichas de personagens e etc.

Porém vale se ressaltar que nos primórdios e até em varios casos nos dias de hoje, os RPGs de mesa surgiram pelo público geek que utilizava apenas um papel e uma caneta ou lápis para dar vida ao seu jogo, a sua história e seu mundo.

Sobre

Personagens, Dados e mais

Mestre

O Mestre ou Dungeon Master é aquele que arquiteta o mundo onde o RPG se passará. Este é aquele que criará aos jogadores um cenário pelo qual estes deverão passar e superar as adversidades que estão presentes neste mesmo local. O mestre é também aquele que desempenhará os papeis dos monstros e personagens secundarios, dando vida a estes.

Jogadores

Os jogadores são aqueles que criarão os personagens principais da história e darão vida a estes, incorporando-os durante toda a trama e desenvolvendo-os. Estes personagens podem carregar varias historias de vida, além de poderem ter diversos tipos de classes

Dados

A regra básica para usar dados no RPG de mesa é: Você pega um dado, faz uma rolagem em um momento de tensão da história, soma ou subtrai modificadores do resultado que saiu, compara com uma dificuldade imposta normalmente pelo mestre e assim ver se a tentativa de ataque, defesa, cura e etc foi um sucesso ou não.

Modo de jogo

Jogando D&D você poderá assumir o papel de um clérigo, um guerreiro habilidoso, um ladino letal ou até mesmo ser o Mestre do jogo. Seu papel é desenvolver o personagem que fora criado e incorporar este ao cenário, utilizando todos os recursos de sua classe para concluir seu objetivo.

Mecânicas básicas

A mecânica básicas de todos os RPGs é a de criar e interpretar um personagem, fazendo com que ele evolua durante a partida. Essa mecânica é associada como extensão de jogadores com diferentes habilidades.

Vantagem e desvantagem

Para calcular a vantagem é necessário rolar 2d20 (dois dados de 20 faces) e ficar com o maior resultado. Já a desvantagem se torna o pior resultado obtido. Se você está tentando intimidar um inimigo enquanto está amarrado, seu teste será com desvantagem, pois seu adversário possui uma vantagem sobre você. Outro exemplo é se você está procurando uma trilha em uma mata fechada e possui um companheiro lhe auxiliando nesta função. Como você está obtendo ajuda, ambos rolam o teste com vantagem.